Saiba o que é a Glândula de Bartholin

by - junho 11, 2023


As glândulas de Bartholin fazem parte da região genital da mulher e estão localizadas no terço interior dos grandes lábios. Elas são responsáveis por produzir um fluido mucoso, que serve para lubrificar e umidificar a vulva, principalmente durante a relação sexual

Quando o ducto é obstruído nas glândulas de Bartholin, existe a formação de um cisto, chamado de cisto de Bartholin, que muitas vezes é assintomático, mas eventualmente pode causar algum desconforto ou dor ao sentar ou durante as relações sexuais. 
 As glândulas de Bartholin geralmente não são perceptíveis porque raramente têm mais de 1 cm de diâmetro⁴. Elas foram descritas pela primeira vez pelo dinamarquês Kaspar Bartholin, em 1977. 
No Brasil, em 2012, a média etária descrita das portadoras de cisto de Bartholin era de 37,3 anos². Como dito, as glândulas de Bartholin secretam fluido que atua como um lubrificante durante o sexo. O fluido percorre pequenos tubos chamados dutos, até a vagina². A obstrução da glândula de Bartholin causa a retenção de secreções, com dilatação do ducto e formação do cisto². Embora benigna, a lesão está associada a desconforto significante das pacientes. O sintoma mais descrito é dor local, que pode piorar ao andar, sentar ou durante as relações sexuais. 
A mulher, com muita frequência, pode não apresentar sintomas com a presença do cisto. Porém, se o cisto for infectado e desenvolver abscesso, ou seja, quando desenvolve pus, o quadro torna-se bastante desconfortável. O diagnóstico é realizado por meio do exame físico, observando-se massa flutuante em um dos pequenos lábios. 

 Evolução do cisto 

O cisto pode evoluir para um quadro de abscesso (conhecido como Abscesso da Glândula de Bartholin) quando infeccionado por bactérias, sendo as mais comuns as bactérias E. coli, gonococos, estafilococos e estreptococos. Neste caso, provoca dores intensas

Você vai gostar de ler

0 comentários